Na obstrução nasal, a passagem do ar pelas narinas torna-se “pesada”, difícil, às vezes pior de um lado do que do outro, e por vezes alternando os lados. Costuma piorar a noite, principalmente ao deitar, mas pode ocorrer ao longo de todo o dia.
Quem tem obstrução nasal acaba respirando pela boca e muitas vezes roncando, o que resulta em boca ressecada, irritação ou dor na garganta e tosse seca. Como o ar não é adequadamente preparado, os sintomas faríngeos também podem surgir como pigarro e infecções faríngeas. Além disso, cansaço, irritabilidade, sensação de que o sono não foi reparador também podem ocorrer, especialmente se a obstrução nasal for frequente.
No adulto, as causas mais comuns de obstrução nasal são as rinites, as sinusites (rinossinusites), a hipertrofia de conchas (carne esponjosa) e o desvio de septo nasal. Existem ainda outras causas como pólipos nasais e até tumores.
É sempre indicada a avaliação do médico especialista, que avaliará os sintomas, examinará o nariz com equipamentos adequados e indicará o melhor tratamento. Agende já sua avaliação!